domingo, 11 de outubro de 2009

Amsterdam


Liberdade, Igualdade e Fraternidade!! Eu juro que não errei a frase e nem o país!!

Amsterdam é a cidade mais bonita que já conheci. Parece uma cidade de bonecas. Os prédios são lindos, antigos e tortinhos com janelas enormes e todas enfeitadas. A cidade é uma pequena Paris cortada por canais, como Veneza. É pequena e muito fácil de andar. Só tem um problema, os nomes das ruas são impronunciáveis!!


Chegamos de avião, e ao lado do aeroporto pegamos o trem para a cidade. Em 15 min voce chega na Centraal Station. Nessa estação voce pode pegar qualquer trem para os países da Europa. Pegar táxi é loucura, quando chegar pegue um tram, um bonde que circula pela cidade inteira e se estiver de mochila alugue uma bike ao lado da estação. Todo mundo anda de bike. Todo mundo mesmo. É o meio de transporte dos moradores da cidade.


Chegamos no final do verão, começo do outono e já estava frio. Aquele tempo que no sol voce fica de camiseta e jeans numa boa e na sombra congela e veste um casaco grosso. Falando em roupas, eu amei as lojas de Amsterdam. Tem um estilo hippie chic com muitas botas e vestidos maravilhosos. A maioria das mulheres usam vestidos com legging e botas, por causa das bikes.


Nos fins de tarde os holandeses se encontram nos cafés para beber e conversar. São elegantes, muito simpáticos e lindos. Todos conversam com voce. Sabe aquele ditado "Eu sou legal, não tô de dando mole"? Esse é o holandes!! Educadérrimos e gentilíssimos!! Um luxo!!


Alugamos um apartamento num lugar ótimo, fica entre a area dos museus e a Praça Dam. Toda a cidade é interessante e cheia de cafés e restaurantes. A comida é horrível, é um lugar maravilhoso para perder uns quilinhos!! Voce anda bastante (por prazer!) ou aluga uma bike, o corpinho está sempre em movimento, só queimando.


A area do Dam é engraçada, tem muitos turistas, lojas de souvenir, um shopping chiquérrimo, restaurantes, o Museu do Sexo (muito legal!) e muita gente do mundo todo. Mas é muito cheia, não me hospedaria lá. Passava sempre no Dam, porque era o caminho para o Red Light District, que a gente ia quase toda noite.


Red Light District é o bairro onde as prostitutas se exibem nas portas de vidro para as pessoas que passam pelas ruas. Divertidíssimo!! Adorei!! Primeiro porque é super seguro, todos os turistas vão lá para passear e apreciar as mulheres. Tem mulheres lindas, feias, gordas, gostosas, todas de biquíni grande, e nem um sinal de vulgaridade ou baixaria. Entre uma vitrine e outra, uma sexshop, muitas, e muito legais!! Só que são carérrimas!! Mas divertidíssimas!!
É claro que tem aqueles garotos idiotas que vão para Amsterdam ver putas e encher a cara, mas são poucos, e não incomodam.


A area dos museus, Van Gogh e Rijks (em obras, mas aberto), tem a famosa escultura "Iamsterdam" onde as pessoas sobem nas letras para tirar fotos. Tem uma praça linda e um gramado enorme que voce deita para relaxar e pegar sol. Tem quiosques de comidinhas e um restaurante. Uma delícia. Van Gogh é meu pintor preferido e visitar o museu é imperdível. Na mesma area tem uma lapidaria de diamantes que voce pode visitar, a Holanda é um dos maiores lapidadores de diamantes do mundo. O Museu Rijks é o maior da Holanda, vale uma visita, muitas obras de Rembrandt, que também tem o seu próprio museu em Amsterdam. No sábado essa praça se transforma numa festa teen, muito legal!! Tem rampa de skate e bike, Dj's, pista de dança, grafitismo, parede de escalada e shows de bandas!! Mas é só para adolescentes!! rs


O bairro do Joordan é bem residencial, mas também tem cafés e restaurantes e voce pode passear de bike por lá. No sábado rola uma feira sensacional, vende-se tudo!! Alface, tomate, casacos usados, vestidos novos, incríveis e baratos, acessórios para bicicletas, pasta de dente, pão com linguiça, flores, botas e sapatos, é para passar o dia e sair com muitas sacolas!!


Em Amsterdam, maconha e haxixe são liberados nos coffee shops, voce pode consumir dentro desses lugares e discretamente nos parques. Drogas pesadas como heroína, cocaína, pra resumir, drogas sintéticas, são totalmente proibidas. As pessoas fumam nos coffee shops e também nas mesas que ficam nas calçadas. Em Amsterdam é inevitável ver e sentir o cheiro. Se voce se incomoda com isso, viaje para outro país. Amsterdam é uma cidade de liberalidade. A prostituição é legalizada, o consumo de ervas é legalizado, fazer sexo, a noite, na praça é permitido (desde que voce recolha o seu lixo). É uma cidade politicamente correta, preocupada com o bem estar das pessoas e do planeta. É o auge da civilidade!! Andava pelas ruas tarde da noite e não vi nada de estranho, ninguém me abordou pedindo dinheiro, me oferecendo drogas, me assaltando. Amsterdam é uma cidade jovem, divertida, leve e muito feliz!! Queria criar meus filhos lá!! E eu nem fumo maconha!!

Nos 10 dias que passei em Ams só vi um drogado na rua. Na porta da minha casa, no Rio, vejo diversas vezes por dia, crianças cheirando cola e fumando crack. Crianças.

3 comentários:

  1. amiguinha... vc fez sexo na praça? huhuuhuhuhu

    ResponderExcluir
  2. Simone to com saudades de vc, adoro ler suas aventuras. kkkkkk!

    Abraços e Beijos

    Marquito

    me leva!!! ahahahaaha

    eu quero no verao ir a Angra...kkkkk

    ResponderExcluir

Se voce já foi para esse lugar deixe suas dicas!!