quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito é muito mais que bonito!! Para quem gosta de natureza exuberante, tem que conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. Se eu tivesse que indicar um roteiro para um estrangeiro conhecer nossas florestas, sem dúvida, indicaria Bonito, é perfeito. Tem mata, índios, rios de águas transparentes, araras azuis e vermelhas voando livres, pássaros incríveis, cavernas, onças, cobras, jacarés, hotéis ótimos, lojinhas de souvenir, restaurantes... rs
Convenhamos, curtir a natureza com infra-estrutura é muito melhor!!

Fui pra lá num Carnaval, e fui de carro saindo do Rio de Janeiro. Fomos por Campo Grande e a viagem foi maravilhosa. Levamos dois dias para chegar, mas valeu a pena, passamos por lugares incríveis. Como era Carnaval os hotéis estavam com lotação máxima e resolvemos alugar uma casa... que roubada!! A casa era um barraco!! Mas como quem está na chuva é pra se molhar, curtimos horrores!! Foi tão bom que tomei amor pela casa!!

Bonito tem muitos passeios e a maioria fica em fazendas particulares, o que é ótimo, porque seleciona o número de visitantes e a agressão ao meio-ambiente se torna menor. Todos são pagos e tem diferentes preços. Eu aconselho a fazer TODOS!! Tem muitas agências na cidade que agendam os passeios, com ou sem transporte. E todos os passeios tem guia.

Os mais baratos são os públicos. O Balneário e a Gruta do Lago Azul. Não fui ao Balneário porque estava lotado, mas fui na gruta que é maravilhosa. A descida é bem escorregadia e não se pode chegar perto da água. É proibido mergulhar.

Outro passeio legal que fizemos foi o do Projeto Vivo. Para crianças é o máximo!! Saímos da casa de manhã e fomos recebidos com um super café-da-manhã na fazenda. Depois fizemos uma cavalgada por duas horas no pomar (com degustação!), plantação de café, e muito mato!! Na volta almoçamos e relaxamos na piscina para cumprir a segunda etapa do passeio, descida do rio num bote inflável. Muito legal!! Nessa fazenda voce pode alugar um bangalô e se hospedar. Ficamos lá até anoitecer, o pôr do sol já tinha sido maravilhoso, mas o céu estrelado foi inacreditável!!

O passeio na fazenda Parque das Cachoeiras também é legal. Voce faz trilhas na mata e mergulha em várias cachoeiras. Escolhemos o passeio com almoço incluído, uma delícia, e o pessoal da fazenda é ótimo.

O Aquário Natural é imperdível!! Voce mergulha num rio, com roupa de neoprene, máscara e snorkel. Um dos melhores mergulhos que fiz. Voce não pode tocar os pés no chão por causa das ressurgências, só pode boiar seguindo a correnteza natural do rio. Um barquinho acompanha o grupo para alguma eventualidade, e se voce se cansar, pode ir para o barco ou simplesmente apoiar nele. A água é tão transparente que voce não sabe se está em cima ou embaixo d'água. Voce vê peixes de vários tamanhos e espécies e se der sorte, sucuris (cobras)!! Um espetáculo!! Outro passeio de futuação, mas de scuba, é o Rio da Prata, mas esse é para quem se garante!! Selvagem!!

O melhor!! Abismo Anhumas!! Numa fenda no meio do mato voce faz um rapel vertical de 72 metros dentro de uma caverna!! Voce chega de rapel num deck flutuante em cima de um lago de 80 metros de profundidade, e o melhor, pode fazer scuba!! Esse passeio é caro, mas é o melhor!! Dá uma olhada no site http://www.abismoanhumas.com.br/

Para quem gosta de aventura radical, depois do Abismo Anhumas, pode ir até o Buraco das Araras, um rapel de 70 metros, num buraco, isso mesmo, um buraco deixado pelo desabamento de uma gruta.

Assim que voce chegar em Bonito procure uma agência de turismo local e reserve os passeios. Tem muitas opções e para todos os gostos. Não aconselharia ir no inverno, voce não vai conseguir mergulhar, a água é muito fria!! No verão já foi um sufoco!!

A felicidade completa, pra mim, seria um apartamento em NY, um motu em Bora Bora e uma fazenda em Bonito!! rs