segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rapidinhas do Brasil



Foz do Iguaçu

Fui há anos atrás e achei bonito. As Cataratas do Iguaçú, tanto do lado brasileiro como do lado argentino, são um escândalo. Fui no mês de julho, inverno, e as águas estavam bem fortes. Outro lugar que gostei foi conhecer foi a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Muito legal!! Adoro mega construções!! Saí do Rio com minha irmã e fomos de ônibus, excursão. Cruzamos todo o estado do Paraná, que é uma graça. As mais bonitas, Curitiba e Londrina. Em Ponta Grossa visitamos o Parque Estadual de Vila Velha com formações rochosas incríveis. Adorei essa viagem, o grupo era ótimo!!


Campos do Jordão

Amei!! Um charme!! Chic e linda!! Badalada e animada, me diverti demais!! Minhas dicas são o Hotel Toriba, mais afastado da cidade. Ver o dia nascer do Pico do Itapeva de resto é só curtir!!


São Paulo

Vou desde criança. Minha relação é afetiva, tenho uma parte da família lá. É uma cidade imensa e com inúmeras opções de lazer. Bares, restaurantes, boates, shoppings. É melhor comprar um guia e ver o que melhor te satisfaz. Tem de tudo e pra todos!


Ilhabela

A ilha é um charme!! Adoro!! Tem cafés transados, hotéis super legais e charmosos, gente bonita. Amo!!

Minha dica é levar um ótimo repelente, os borrachudos te devoram, literalmente!! E ir de carro 4X4 para a praia de Castelhanos. Se voce não tiver um procure uma operadora no local, várias fazem esse passeio. A praia é linda!!


Natal

Faça as dunas de Genipabu, um passeio de buggy muito legal!! Eu contratei o passeio que incluia o mergulho em Maracajaú, lindo!! O passeio ao forte dos Reis Magos eu adorei!! Pegue um guia para conhecer a história, vale a pena. Visite o maior cajueiro do mundo e compre castanhas. E para compras vá ao Centro de Turismo, muito artesanato e comidinhas boas, e a noite rola forró. Muito bom!!

Quando fui, aluguei um carro e fui para João Pessoa, na Paraíba. Fiz o caminho pelas falésias, imperdível!! Almocei na praia da Pipa, linda mas muito cheia.

Dica- Leve um lenço para o cabelo, venta demais em Natal.


João Pessoa

Tem muitas praias, fomos até Tambaba, uma praia enorme dividida em 3 partes. A primeira, ao lado esquerdo de quem chega, é imensa e com falésias, onde ficamos. A parte da direita é naturalista, só entra nudista e a do meio é opcional. Diverdido sentar no bar que tem caminhos para as 3 e observar as pessoas. Visite também o ponto mais oriental do Brasil.


O Norte e o Nordeste tem muitos braços de rio, o que deixa a cor do mar escura. Para quem gosta de mergulhar e de águas claras o bom é alugar um barco e se afastar da costa. Tem muitas operadoras de mergulho por lá.


Tiradentes - Minas Gerais
Fôfa!! Estive lá para comprar móveis e artesanato. Tem igrejas lindas, e a comida mineira é maravilhosa. Vale passar um feriado lá.

domingo, 5 de julho de 2009

São Thomé das Letras - A pior viagem!!

Vinha chegando um feriadão no Rio e o primo do meu marido deu a ideia de írmos para São Thomé. O primo disse que era super legal!! Os amigos começaram a telefonar e perguntar qual era a boa do feriado, e eu respondia : - São Thomé!! É super legal!! Bom, TODOS decidiram ir também. O primo disse que em 3 horas de viagem chegaríamos lá!! Resolvi sair na sexta e o resto do grupo no sábado de manhã!! São Thomé fica em Minas Gerais.
Pegamos a estrada. Quando chegou na cidade de Resende, o relógio já marcava 3 horas de viagem. Chovia muito e a estrada estava com obras, talvez por isso a demora!! Cinco horas depois chegamos na cidade de referência Caxambu. Exaustos, perguntamos a direção para São Thomé para um cara na rua, e ele prontamente nos atendeu. Olha, tem mais 2 horas de estrada de terra ruim e se alguém pedir para parar, não para não porque é assalto!! disse o cara. A coisa ficou tensa!!
Nisso já eram 2 da madrugada!! No meio da estrada de terra aparece uma bifurcação com uma placa mínima de madeira com alguma coisa escrita. Meu querido marido parou o carro naquela estrada deserta e me disse: desce e lê!! PQP!! Eu??? Desci do carro como uma bala, li e voltei quase enfartando!! Uma hora depois chegamos!!
Tinha reservado do Rio o melhor hotel de S.T. Tinha até piscina!! Quando abri o quarto, que ficava fora do hotel, quase chorei. Era um calabouço!! As janelas do quarto ficavam no alto da parede e na rua no chão da calçada. Eu só via os pés das pessoas passando!! E a rua bombava!!
No dia seguinte acordei e fui caminhar pela cidade!! Comecei a respirar com dificuldade, tipo asma!! A cidade é conhecida pela pedra São Thomé retirada das pedreiras que cercam a cidade!! Era um um horror a quantidade de pó no ar!! As ruas eram um mar de cacos de vidro. A famosa caverna no centro, e ponto turístico da cidade, deve ser usada como banheiro porque o cheiro de urina que sai lá de dentro é insuportável!! Imagina dentro!! Comecei a perguntar para a população local onde alugava cavalos, as pessoas riam e diziam que ali não tinha isso não!!
Decepcionada voltei para o hotel para ver televisão!! Era o que restava até o pessoal chegar!!
O primo tinha me dito que havia uma estrada por lá, que em uma hora, voce chegava em Campos do Jordão!! É a salvação do feriado!! Vamos todos para Campos do Jordão!! Perguntei em toda a cidade sobre essa estrada e ninguém sabia, e eu ainda acreditando no primo!!
Completamente entediada resolvi dar outra volta. De repente vejo minha amiga com o marido. Comecei a gritar euforicamente - Margot!! Margot!! Quando ela me viu, correu ao meu encontro, e começou a me enforcar!! Eu vou te matar!! Saímos às 11 da noite do Rio!! Que lugar é esse?? Meu marido está sem falar comigo!! Ela gritava!! Depois que coloquei a culpa do roteiro no primo fomos beber e esperar o resto da turma!! Inclusive o primo!!
As pessoas iam chegando e me batendo!! Um inferno!! Quando o primo chegou quase foi linchado!! E o pior!! Ele insistia que o lugar era maneiro!! Pelo menos o grupo era bom!!
No quarto do hotel tinha uma placa na porta que me chamou a atenção - Não leve o cobertor para rua. Como assim?? As pessoas saíam a noite enrroladas em cobertores com uma garrafa de cachaça na mão!! Pareciam zumbis!! Taí a quantidade de cacos de vidro no chão!! Era um filme de terror de quinta categoria!! O melhor é que a gente ria deles, e, o pior, eles riam da gente!!
Descobrimos uma caverna, que segundo os malucos de lá, ia dar em Machu Picchu!! Fomos!! Mais uma caverna fedida a urina e cheia de morcegos!! Eu nem entrei!! E todos que foram saíram rapidinho!! Fomos a uma cachoeira legal, mas tinha tanta gente que fomos embora.
Uma pizzaria na cidade era o nosso point, ficava no segundo andar de uma casinha. O piso era completamente inclinado, do tipo estou desmoronando!! Imagina depois de umas cervejas!!
Numa noite os meninos foram num lugar no alto de um morro, batizado de maracanã de discos voadores. Toda a galera da cidade ia para lá, enrrolados em cobertores, com uma garrafa de cachaça na mão, ver discos voadores. Eles devem ver vários, com certeza!! Mas os meninos não viram nemhum!! Numa certa hora, um maluco gritava " Ohh" e todos os outros gritavam "Ohhh" também!! Um thriller!!
A viagem acabou sendo divertida, não tinha como!! Que lugar era esse!! E claro, se não fosse a nossa turma, tínhamos voltado para o Rio na mesma madrugada!!

Rapidinhas de finais de semana no Rio de Janeiro


Friburgo
Adoro!! Vou desde pequena!! Minha mãe tinha uma casa em Mury, que fica antes de Friburgo. Passava os finais de semana por lá. Gostava de andar a cavalo, tomar banho de rio e passear pelas florestas. Hoje em dia tem muitas opções de lazer em Friburgo. Tem uns "pesque e pague" que voce pode pescar suas trutas e mandar fritar na hora. Uma delícia!! Programa para o dia todo. As lojas de biscoitos amanteigados, que são muitas, são maravilhosas!! E para quem gosta de lingerie, na entrada da cidade tem um polo de compras!! É legal ir de carro para explorar a região. Lumiar, uma cidade perto de Mury, é bem legal, tem cachoeiras e é reduto de hippies dos anos 70, 80, 90 e 2009!!
Teresópolis
Se der, vá pela estrada Friburgo - Teresópolis que é linda!! Cheia de haras pelo caminho e muito visula!! Toda vez que vou para Tere tenho crise de sinusite. Um casal de amigos, tem uma casa na Teresópolis - Friburgo e lá o clima é melhor. O lugar é lindo mas eu prefiro viajar para lugares que tem mar.
Itaipava
É uma graça!! Tem um monte de restaurantes legais e feirinhas. Tem um centrinho mais urbano. Gosto de ir de manhã e voltar a tardinha. Para quem gosta de montanha é legal passar um final de semana.
Itatiaia
Maravilhoso!! Passei toda minha infância indo para lá. Ficava dentro do Parque Nacional, onde meu tio tinha casa. Natureza exuberante!! Cachoeiras incríveis!! Poranga é a minha predileta. A entrada fica na estrada que vai dar no hotel Simon. Voce desce uma trilha na mata, bem íngreme, e chega na cachoeira mais bonita que voce vai ver na sua vida!! A água é um gelo!! Mas quando voce lembra o que vai subir depois para sair dali, voce encara!! Tem que ter cuidado porque essa região abriga uma espécie felina que pode ser perigosa, a jaguatirica!! Um tipo de onça pequena!! Eu amo Itatiaia!!
Visconde de Mauá
Para quem gosta de montanha também é legal. Tem cachoeiras, chocolates, frio, cavalos, trutas.
Tem hotéis legais. Mas prefiro Itatiaia!!
Região dos Lagos
Tirando Búzios, que eu adoro, o resto da região é bonita, mas tem gente demais. Arraial do Cabo é divina para mergulhar, é o pedaço de toda a costa brasileira mais bonito!! Mas não tem infraestrutura. As praias lotam nos finais de semana!! O ideal é alugar um barco e ir dia de semana para aproveitar mais!! As outras cidades como São Pedro D'Aldeia, Saquarema, Cabo Frio e etc, apesar de terem praias bonitas, eu não costumo ir.
Parati
É uma gracinha, mas gosto de passar o dia. Tem restaurantes e lojinhas!! mas água do mar é salobra, me incomoda. Se estiver em Angra dos Reis, num dia nublado, vá até Parati almoçar, leva uma hora de carro. Vale o passeio!! Se ficar mais tempo alugue um barco!! Tem lugares maravilhosos e restaurantes ótimos, em ilhas, para conhecer de barco. Pode visitar também Parati Mirim que tem uma capela fôfa na praia e uma aldeia indígena.
Angra do Reis
Adoro!! Mas sempre fico em casa. Tem que ter barco para curtir o lugar. São 365 ilhas para escolher. Todas lindas!! O mar é verde esmeralda. Passeio de barco imperdível é conhecer as ilhas Botinas, amo!! Como sempre vou para mergulhar, meu marido faz caça submarina, sempre mergulhamos em lajes. Um lugar que adoro mergulhar também é na Ilha Grande. Tem uma praia badalada na ilha da Gipóia que eu detesto, praia do Dentista. Fica lotada de barcos, muito óleo no mar, um cheiro insuportável de gasolina e diesel!! Eu gosto de natureza e mergulhar!! Quanto mais deserto o lugar, mais eu gosto!!
Ilha Grande
Toda linda!! Um dos lugares mais bonitos é o Saco do Céu!! Todos os navegadores falam desse lugar. De noite as estrelas e vagalumes refletem no mar e parece que voce está voando no céu!! A praia de Lopes Mendes é a mais bonita!! Maravilhosa!! É enorme e tem ondas. Toda a ilha voce transita à pé por trilhas. É bem rústica.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Argentina - Buenos Aires



Eu adorei Buenos Aires!! Já tem um tempo que fui, mas sempre penso em voltar!! É uma cidade bonita e agradável. Fiquei no bairro da Recoleta, no Apart Recoleta. Ótimo, barato e super bem localizado. Fui para uma feira de negócios, eu tinha 2 dias inteiros e quatro noites por lá, e deu para fazer muita coisa. A praça Francia, na Recoleta é um charme, jardins, flores, limpíssima. Nos finais de semana, rola uma feira de artesanato bem legal, tem música, tango e performances. O bairro é cheio de restaurantes, cafés e boates. Lá fica também o prédio da Universidade de Direito de Buenos Aires. O prédio é lindo e os estudantes, chiquérrimos, estão sempre nos cafés e restaurantes. As boates da região ficam lotadas à noite, e o ambiente é ótimo. O bairro é bem policiado e voce pode transitar a madrugada toda por ali. A comida é deliciosa em qualquer lugar.
Tem um shopping bem legal, perto da praça, só de decoraçao. Para quem gosta é de enlouquecer!! Eu adorava andar por lá!!
Caímos na roubada de conhecer o túmulo de Evita Perón, no cemitério da Recoleta. O cemitério é bonito, mas o programa é mórbido e achei um saco!!
Numa das noites, depois da feira, saímos para jantar e fomos para o apart descansar. Ligamos a TV e estava passando a abertura do Festival de Cinema Cult de Buenos Aires. Todos os cineastas e intelectuais badalados da cidade, transitando com copos na mão numa super festa. Aquele lugar me pareceu tão familiar... Cara!! Era no nosso hotel!! Descemos na mesma hora!! Foi o máximo!!
Fizemos um city-tour pela cidade, vale a pena. É barato e pára na Boca, um bairro famoso por sua boêmia e história. Tem uma rua toda de casas coloridas feitas de madeira e placas de metal. Cartão postal de Buenos Aires!! E para quem gosta de futebol pode visitar o estádio La Bombonera, que fica por lá.
Outro programa que achei chato foi ir para Calle Florida. O shopping é lindo, mas para comprar não achei nada de mais. A rua de pedestres, cheia de turistas, me lembrou o centro da cidade do Rio de Janeiro. Buenos Aires tem lojas incríveis para comprar coisas legais, transadas e diferentes, mas nenhuma está na Florida!! É lugar comum!!
Saí do Rio com 2 super indicações de programa, jantar no restaurante La Caballeriza, em Puerto Madero, e conhecer a casa de tango La Cumparsita, em San Telmo.
La Caballeriza, é especializada em carnes argentinas. Foi a melhor carne que comi na vida!! E eu sou carnívora!! Uma vez levei um amigo argentino para comer numa churrascaria aqui no Rio, eu toda orgulhosa da nossa carne!! Que vexame!! A carne argentina é muito melhor!! Esse restaurante para quem gosta de carne é imperdível!! Fica em Puerto Madero, um lugar badalado no cais do porto, cheio de restaurantes. Depois do jantar, caminhar por lá é uma delicia!! O visual é lindo!!
Na época que fui, La Cumparsita era lugar de tangueiro. Nenhum turista. E a casa nem aceitava, indicava gentilmente outro lugar. O local é mínimo, e tem um palco bem pequeno onde toca uma orquestra. É o lugar do verdadeiro tango. A música é de primeira e os dançarinos estão na pista por paixão. É emocionante!! Não sei como está hoje em dia, mas se ainda estiver igual, e ninguém te expulsar de lá, fique quietinho numa mesa tomando um champagne, finja que é argentino, e por favor, NÃO vá para a pista, mesmo que voce dance tango!! Depois de um tempo nos descobriram, e nos entregaram a conta... mas indicaram, gentilmente, outro lugar... rs
Fomos parar no Cabaret mais antigo de Buenos Aires!! Indicação do gerente do La Cumparsita!! Na entrada o bilheteiro disse que o show custava US$ 120,00 por pessoa, mas eu estava ouvindo aquela música típica da América Latina, com flautas, e que eu odeio!! Pela minha cara de "eu não vou entrar aí nem morta", o homem começou a baixar o preço. Quando chegou em US$50,00 os dois, e com drinks incluídos, esperamos acabar a música e entramos. O lugar era incrível!! Histórico!! Totalmente decadente, mas lindíssimo!! A apresentadora do show era uma Barbie de 80 anos!! Igualzinha a boneca, mas com 80 anos!! Felliniana!! E quando começou o show de tango... maravilhoso!! Muito tango, dançarinos perfeitos, um luxo!! Depois do espetáculo, entrou um grupo com danças típicas dos Pampas, muito legal!! Eu adorei esse lugar!!
Um lugar que estava começando a badalar quando fui é Palermo Viejo. Restaurantes e bares transados, gente bonita, lojas incríveis. Excelente para comprar roupas legais!! O máximo!! Uma amiga voltou de lá agora e disse que está um luxo!! Estou precisando de uns dias por essas bandas!!
Amei Buenos Aires!! É imperdível!! Muitos bares, restaurantes, casas de chá, livrarias, moda!! BUE é muito chic!! Gostei do "ar aristocrático" que os argentinos tem na postura e que dão a cidade. Caetano Veloso disse uma vez numa entrevista que - Frances é frances, ingles é ingles e argentino é europeu!! Adoooooorei!!