quarta-feira, 1 de julho de 2009

Argentina - Buenos Aires



Eu adorei Buenos Aires!! Já tem um tempo que fui, mas sempre penso em voltar!! É uma cidade bonita e agradável. Fiquei no bairro da Recoleta, no Apart Recoleta. Ótimo, barato e super bem localizado. Fui para uma feira de negócios, eu tinha 2 dias inteiros e quatro noites por lá, e deu para fazer muita coisa. A praça Francia, na Recoleta é um charme, jardins, flores, limpíssima. Nos finais de semana, rola uma feira de artesanato bem legal, tem música, tango e performances. O bairro é cheio de restaurantes, cafés e boates. Lá fica também o prédio da Universidade de Direito de Buenos Aires. O prédio é lindo e os estudantes, chiquérrimos, estão sempre nos cafés e restaurantes. As boates da região ficam lotadas à noite, e o ambiente é ótimo. O bairro é bem policiado e voce pode transitar a madrugada toda por ali. A comida é deliciosa em qualquer lugar.
Tem um shopping bem legal, perto da praça, só de decoraçao. Para quem gosta é de enlouquecer!! Eu adorava andar por lá!!
Caímos na roubada de conhecer o túmulo de Evita Perón, no cemitério da Recoleta. O cemitério é bonito, mas o programa é mórbido e achei um saco!!
Numa das noites, depois da feira, saímos para jantar e fomos para o apart descansar. Ligamos a TV e estava passando a abertura do Festival de Cinema Cult de Buenos Aires. Todos os cineastas e intelectuais badalados da cidade, transitando com copos na mão numa super festa. Aquele lugar me pareceu tão familiar... Cara!! Era no nosso hotel!! Descemos na mesma hora!! Foi o máximo!!
Fizemos um city-tour pela cidade, vale a pena. É barato e pára na Boca, um bairro famoso por sua boêmia e história. Tem uma rua toda de casas coloridas feitas de madeira e placas de metal. Cartão postal de Buenos Aires!! E para quem gosta de futebol pode visitar o estádio La Bombonera, que fica por lá.
Outro programa que achei chato foi ir para Calle Florida. O shopping é lindo, mas para comprar não achei nada de mais. A rua de pedestres, cheia de turistas, me lembrou o centro da cidade do Rio de Janeiro. Buenos Aires tem lojas incríveis para comprar coisas legais, transadas e diferentes, mas nenhuma está na Florida!! É lugar comum!!
Saí do Rio com 2 super indicações de programa, jantar no restaurante La Caballeriza, em Puerto Madero, e conhecer a casa de tango La Cumparsita, em San Telmo.
La Caballeriza, é especializada em carnes argentinas. Foi a melhor carne que comi na vida!! E eu sou carnívora!! Uma vez levei um amigo argentino para comer numa churrascaria aqui no Rio, eu toda orgulhosa da nossa carne!! Que vexame!! A carne argentina é muito melhor!! Esse restaurante para quem gosta de carne é imperdível!! Fica em Puerto Madero, um lugar badalado no cais do porto, cheio de restaurantes. Depois do jantar, caminhar por lá é uma delicia!! O visual é lindo!!
Na época que fui, La Cumparsita era lugar de tangueiro. Nenhum turista. E a casa nem aceitava, indicava gentilmente outro lugar. O local é mínimo, e tem um palco bem pequeno onde toca uma orquestra. É o lugar do verdadeiro tango. A música é de primeira e os dançarinos estão na pista por paixão. É emocionante!! Não sei como está hoje em dia, mas se ainda estiver igual, e ninguém te expulsar de lá, fique quietinho numa mesa tomando um champagne, finja que é argentino, e por favor, NÃO vá para a pista, mesmo que voce dance tango!! Depois de um tempo nos descobriram, e nos entregaram a conta... mas indicaram, gentilmente, outro lugar... rs
Fomos parar no Cabaret mais antigo de Buenos Aires!! Indicação do gerente do La Cumparsita!! Na entrada o bilheteiro disse que o show custava US$ 120,00 por pessoa, mas eu estava ouvindo aquela música típica da América Latina, com flautas, e que eu odeio!! Pela minha cara de "eu não vou entrar aí nem morta", o homem começou a baixar o preço. Quando chegou em US$50,00 os dois, e com drinks incluídos, esperamos acabar a música e entramos. O lugar era incrível!! Histórico!! Totalmente decadente, mas lindíssimo!! A apresentadora do show era uma Barbie de 80 anos!! Igualzinha a boneca, mas com 80 anos!! Felliniana!! E quando começou o show de tango... maravilhoso!! Muito tango, dançarinos perfeitos, um luxo!! Depois do espetáculo, entrou um grupo com danças típicas dos Pampas, muito legal!! Eu adorei esse lugar!!
Um lugar que estava começando a badalar quando fui é Palermo Viejo. Restaurantes e bares transados, gente bonita, lojas incríveis. Excelente para comprar roupas legais!! O máximo!! Uma amiga voltou de lá agora e disse que está um luxo!! Estou precisando de uns dias por essas bandas!!
Amei Buenos Aires!! É imperdível!! Muitos bares, restaurantes, casas de chá, livrarias, moda!! BUE é muito chic!! Gostei do "ar aristocrático" que os argentinos tem na postura e que dão a cidade. Caetano Veloso disse uma vez numa entrevista que - Frances é frances, ingles é ingles e argentino é europeu!! Adoooooorei!!

2 comentários:

  1. infelizmente agora nao da p/ voltar em buenos!
    olha a gripe suina ai genteeeeeee!!!!
    assim q der eu quero conhecer buenos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh quero chegar logo láaaaaaaaaa
    :)

    ResponderExcluir

Se voce já foi para esse lugar deixe suas dicas!!