Cairns - Austrália A porta de entrada mais famosa para mergulhar na Grande Barreira de Corais. Muitas operadoras e hotéis. Bares, restaurantes e lojas de souvenir e muitas construções. A cidade está crescendo. Gente do mundo todo passando por lá.
A praia é impraticável!! Tem placas com avisos "PERIGO!! Crocodilos e águas vivas mortais"!! Por isso a prefeitura construiu um piscinão público maravilhoso e acredite, limpérrimo!! No calçadão tem um parque de águas para as crianças e várias churrasqueiras (a gás!) com mesas e cadeiras. Tudo lindo e de graça, até o gás!! Os banheiros são impecáveis!! A limpeza e a organização são de impressionar!! E a educação??? Perfeita!! Até a dos turístas. Nunca vi um lugar tão limpo e bem tratado!!
Os restaurantes locais servem as especialidades da região. Crocodilo, que é uma delícia, canguru e mais um monte de coisas estranhas de outras regiões australianas, como camelo. Se quiser saborear um canguru é melhor comer antes de ir ao Zoo de Cairns. Voce não vai ter coragem de comer depois de ficar horas fazendo carinho neles!! Ou vai??
Visita ao Zoo
Bem diferente do Zoo de Sydney, o de Cairns é mais acessível e rústico. Voce pode alimentar os cangurus, claro, comprando o saquinho com a ração deles!! E também pode bater fotos com sua câmera segurando bichos estranhos, como filhotes de crocodilo. Falando nisso, como tem crocs nesse Zoo!! Todas as espécies!! Assustador!!
Rola um show de horror com um funcionário alimentando um croc de 4 metros. O bicho sai da água sem levantar UMA bolha!! Do nada!! Muitos frangos foram sacrificados nesse show!! Mais a frente vi um croc de 6 metros, achei que era fake. Estava de olhos fechados e com a boca aberta, só uma grade nos separava, abaixei e cheguei bem perto da boca dele, a boca estava toda verde e pensei: - Aiii.... que coisa mal feita!!! Nem pintaram direito!! Bom, o crocodilo abriu os olhos, fechou a boca e quase enfartei!! Ele tinha sido capturado no jardim de um casa em Cairns. Nem a equipe acreditou no tamanho dele e tiveram que pedir reforço!!
Tem a foto célebre com um coala no colo que voce pode comprar na saída mas, o pessoal do Zoo é tão legal que deixa voce usar a sua máquina também!! É a coisa mais fôfa do mundo ficar com aquele bichinho no colo!! Queria um...
Passei o dia lá!! Tirei milhões de fotos!! Amei!! Vale a pena conhecer!!
Outra coisa me impressionou em Cairns, a quantidade de aborígenes meio mendigos. Alguns pediam dinheiro outros andavam em bandos gritando pelas ruas da cidade. Voce não sabia se eles estavam brigando ou batendo um papo. Soube por um australiano que eles são retirados das próprias terras e não recebem a devida assistência. Muito triste!!
Dicas
Fique na muvuca!! E NUNCA vá a praia!! rs
Saia para mergulhar na Grande Barreira todos os dias!!
Grande Barreira de Corais - Austrália
Primeiro mergulho
Saímos de Cairns num super barco com umas 100 pessoas. Enquanto navegávamos o instrutor dava instrucões sobre o mergulho. Meu marido ia mergulhar de garrafa e eu de snorkel, mas fiquei na cabine de scuba com ele. O instrutor falou por 40 mim dando orientações sobre o que fazer e não fazer para umas 30 pessoas. No final a grande pergunta: - E se aparecer um tubarão?? disse o instrutor. - Façam uma roda de mãos dadas com as garrafas viradas para fora, mas se alguém sentir um puxão na perna, solte as mãos da roda porque não é justo sacrificar o grupo todo!! respondeu o instrutor. Só 5 pessoas riram, eu, meu marido, o instrutor e os 2 assistentes dele!!
Chegamos!! As pessoas começaram a se arrumar para o mergulho. Olhei em volta e só vi biquínis gigantescos. E apesar de ter mergulhado de short o sutiã do meu biquíni (que é grande!) causou mal-estar na mulherada. Uma dica super importante para as mulheres, leve SEMPRE na mala um biquíni grande e use, voce vai se sentir melhor.
Meu companheiro de mergulho foi um francês e por coencidência o marido dele foi o do meu marido no mergulho de scuba. Os dois ótimos!! Muito legais!!
Que mergulho!! Que visual!! Eu já mergulhei em Bora Bora, Fernando de Noronha, Bonito, Abrolhos, Natal, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios e NUNCA vi coisa igual. É inenarrável!! Só mergulhando lá para entender.
Fizemos tres mergulhos. No intervalo do último resolvi nadar com meu marido para longe do barco e dos corais. E adivinha quem foi a única pessoa que viu um tubarão?? EU!! Nem meu marido viu!! Outra super dica - NUNCA nade para longe do barco e das pessoas, pode ser MUITO perigoso.
Na volta, nossos amigos franceses e chiquérrimos nos convidaram para voltar de helicóptero com eles, mas eu não quis... deu medinho.... Nesse passeio voce pode optar em voltar de helicóptero.
Segundo mergulho
Um ônibus nos pegou em Cairns e nos levou para a cidadezinha de Port Douglas. No caminho passávamos por prainhas charmosas de águas escuras e calmas e com pedacinhos de areia e mar cercado por... telas?? Mas por que isso?? CROCODILOS!! Ou croc como eles chamam. Sinistro!!
Desta vez pegamos um barco menor e com menos pessoas, umas 20. O mergulho foi em outro ponto da Grande Barreira e foi tão bonito quanto o primeiro. Fizemos 3 mergulhos também.
Sublime!!
Dicas
Tem muitas cidades que operam os mergulhos na Grande Barreira, tem para todos os gostos. Profissional, turístico, private. Voce pode ficar 1 semana direto no mar hospedado num barco. Cairns é a cidade mais famosa, logo, bem turística.
Sydney - Austrália
Gente!!! Por que não somos colônia inglesa???
Sydney é o Rio de Janeiro 1.000 vezes melhor!! Tudo bem, nossa beleza natural é deslumbrante mas alguma coisa funciona? Algum lugar é seguro? As pessoas colaboram para uma vida melhor? Eu juro, fiquei deprimida e me deu vontade de me mudar pra lá!! Tudo bem, passei só quatro dias, é pouco tempo pra ver coisas erradas. Mas o que eu vi aaaadorei!!
Ficamos no bairro The Rocks, um lugar charmosérrimo, cheio de vilas e becos lotados de restaurantes, cafés, pubs, lojas transadas e galerias de arte. Esse bairro foi construído em 1788 para receber os primeiros europeus que chegavam na Austrália. Nos hospedamos num hotel ótimo, Rendezvous Stafford Hotel, a duas quadras do Circular Quay.
Circular Quay fica na orla do The Rocks, é um imenso calçadão onde as pessoas circulam o dia todo. Lá tem uma estação de ferry, o Opera House, restaurantes e os melhores hoteis de Sidney. O transporte mais usado para se movimentar na cidade é o ferry. Todo mundo usa, moradores e turistas. Pegar ônibus ou táxi é furada! Nos finais de semana o Circular tem inúmeros eventos, shows, vendedores ambulantes, uma fauna!! Divertidíssimo!!
Andando para a direita, na ponta do Circular está o Opera House, cartão postal de Sydney. Lindo!! Muita gente fica sentada nas escadarias só confraternizando!! Um ótimo lugar para descobrir a boa da night!! No dia que fomos descobrimos que ia ter a Parada Gay, a segunda maior do mundo, segundo eles. Assistimos o final... hilário!! Todas as mulheres vão também e vão fantasiadas de putas!! Muito divertido!!
Indo para o lado esquerdo do Circular está a Harbour Bridge, outro cartão postal da cidade. Linda!! Tem um passeio que voce sobe a ponte por cima dela, preso em cabos. Sinistro!! Mais adiante está o Darling Harbour, outro calçadão cheio de restaurantes, bares e lugares para dançar. Tem uma marina em frente com barcos maravilhosos. No por do sol voce pode apreciar a vista bebendo um champagne e degustando umas ostras. Divino!!
Fiz uma visita ao Zoo de Sydney. Muito legal!! Voce pega um ferry no Circular Quay que te deixa na porta. O passeio é lindo e voce vê todos os bichos estranhos da Austrália e arredores.
Como tinha pouco tempo escolhi a praia de Bondi pra conhecer. Pegamos um ônibus turístico no Circular Quay que dava direito a parar pelo caminho e conhecer novos lugares. Sydney é muito bonito!! Tanto natureza como a arquitetura. É uma viagem surpreendente!!
Bondi, a praia do surf e de pessoas translumbrantes!! Nunca vi taaaanta gente bonita!! Homens e mulheres maravilhosos!! A maior azaração!! Tem um restaurante badalado de frutos do mar no calçadão da praia de Bondi que está sempre cheio mas, sentar ali, comer e assistir o povo passar não tem preço!! É um espetáculo!! Aproveite e dê uns rolés pelas ruas de trás!!
Sydney é um lugar jovem e feliz, com pessoas bronzeadas e lindas. Tem cultura, beleza natural, agitos e tudo funciona, tudo mesmo!! Um luxo!!
DICA
Passe 3 anos lá!! No mínimo!!
Agradecimeto de dicas
Guia da Folha de São Paulo - Austrália