quarta-feira, 24 de junho de 2009

Viva México!!




Já ouviu falar em Linhas Ley? Pontos Vórtices na terra? Bom, vou fazer um resumo bem pobrinho sobre isso. A terra é toda dividida por linhas, linhas Ley, e em cada ponto que essas linhas se encontram formam pontos vórtices. Esses pontos concentram a energia da terra. Uma forte energia. Em cada ponto do planeta onde ocorre esse encontro tem um grande índice de aparições de OVNIs. Os estudiosos do assunto dizem que eles vem no nosso planeta captar essa energia. Para quem gosta do assunto dá uma pesquisada no Google. É incrível!!



Meu ano tinha sido tenso, e resolvi, depois de um programa de TV sobre a Península de Yucatán, passar o ano novo no México. Mas eu implicava com Cancun, não me identificava com o tipo de turista que viajava para lá. Estava na maior duvida até que assisti no Discovery Channel, um programa sobre Linhas Ley, Pontos Vórtices e OVNIs, e descobri que Tulum, uma cidade na Península tinha um ponto vórtice. Em seguida passou outro programa sobre o povo Maya que habitava aquela área. Resolvido, eu queria entrar em 2009 com essa energia. Ainda na duvida em me hospedar em Cancun, descobri uma page no google que solucionou o meu problema, http://www.freires.com.br/, do Ricardo Freire. Achei o meu lugar!! Playa del Carmen!!


Fui por Miami, uma hora e meia de voo. Chegamos em Cancun, alugamos um carro e fomos para Playa. Ficamos no hotel La Tortuga. A ideia era passar 3 dias em Playa, 2 em Tulum e 2 em Isla Mujeres. Roteiro perfeito!! Mas nada disso aconteceu...
Quando chegamos no La Tortuga, fomos recebidos pelo gerente Benjamin, e fomos tão bem tratados, mas tão bem tratados, que achei que tinham confundido a gente com espiões de viagens, daqueles que julgam o lugar e os hotéis. Que nada!! O mexicano é assim!! Em cada lugar que entrávamos éramos recebidos como se fossemos da família!! Que povo amoroso!! Que pessoas encantadoras!! É claro que não saímos do hotel e ainda mudamos a passagem para ficar mais dias!!
Playa é uma antiga vila de pescadores que não foi tomada por megas resorts. Tem hotéis charmosos, caros e baratos, e é lugar de gente jovem. Ou espírito jovem. A maioria dos turistas são europeus, do tipo aventureiro, que gosta de mergulhar, andar de short e camiseta e tomar tequila. Playa não tem luxo, mas tem badalação. Na cidade tem uma rua chamada Quinta Avenida, lotada de bares transados e despojados, restaurantes, lojas de prata, souvenirs, pias e espelhos incríveis, e claro, tequilarias. Em cada loja de tequila que voce entra o vendedor te faz provar umas 50!! Voce já sai bêbado e sem gastar nada!! Um delírio!! O grande programa de Playa é ir para a Quinta Avenida e ficar andando de um lado para o outro!! No reveillon eles espalham DJs por toda a rua, vira uma super festa!! Muuuita gente!! Todos dançando!! Muuuito bom!! Se pudesse passaria o ano novo SEMPRE lá!!
Playa é lugar de azaração, de dia e de noite. A melhor praia é a Playa de Mamitas. Tem camas com dorsel, barracas, espreguiçadeiras, bares e muita gente bonita. No fim de tarde sempre rola festa com música e muita tequila!!
A mistura sol, praia e tequila dá um efeito Bahia... uma lerdeza....
Para curtir a noite eu ia sempre na Bodeguita del Medio, um bar badalado em Cuba, que tem filial em Playa. A comida é crioula, maravilhosa, e tem orquestra de salsa todos os dias. Um show!! Todos bailam!! E se voce for às 18 horas tem aula de salsa gratuita.
Dia 1 de Janeiro quis ir para as ruínas de Tulum, que é um ponto vórtice. Uma cidade que fica a uma hora de Playa. Todos os passeios dessa região ficam ao redor de uma estrada que é uma reta. Tem sempre muitas blitzs que a polícia faz, mas, eles só param turistas em carros bons. Coisas que conhecemos bem. Por isso, o tempo de chegada em algum lugar da Península de Yucatán é uma incógnita. Voce pode ficar horas engarrafado!!
A cidade de Tulum é mais rústica, mais selvagem. Tem pousadas sem energia elétrica na beira do mar. Lindas!! A galera que frequenta é mais natureza!! Todos andam de bike alugada. O clima é mais zen.
As ruínas no parque arqueológico de Tulum, são maravilhosas. Uma energia inacreditável!! Voce pode passar meio dia por lá, caminhar pelas ruínas e dar um mergulho na praia, que é linda, mas não se esqueça: é um ponto turístico. Vai ter sempre muita gente de todos os tipos.
Dica - Sente-se no chão para meditar um pouquinho em frente ao prédio maior na ruína.
Outro passeio imperdível em Tulum é o parque Xel-rá. Eu não fui porque estava muito bahiana!! Mas dizem que é o parque mais bonito e mais natural da região. Vou na próxima!!
Outro passeio que fizemos foi no parque Xcaret. Marquei um mergulho de 1 hora com golfinhos, de manhã bem cedo, antes do parque abrir. Que máximo!! Uma hora com um golfinho só para mim!! Era um fêmea, Melissa!! Foi demais!! Depois eu e meu marido fomos para a praia do parque, uma delícia, deitamos numa espreguiçadeira e ficamos curtindo o sol.
Dentro do parque fizemos o passeio de mergulho no cenote. Cenotes são lagoas em cavernas. Não gostei... eram fakes!! Entramos no lago e as paredes eram de cimento, algumas partes com plantas. A frequência, bom a frequência era esquisita. Voce nadava por cavernas completamente escuras com vozes esquisitas ao seu lado e, de repente, aparecia uma luz no fim do túnel, voce nadava quase em surto para sair daquele lugar, e acabava num salão cafonérrimo com um vitral gigantesco no teto. Programinha nada aconselhável para quem tem fobias e bom gosto!! Mas de resto o parque é um programa legal!! Tem uma praia bacana, bóias para ficar no mar, bares, passeios de barco, muitos lugares destacados da multidão para relaxar e apreciar o visual.
Meu marido marcou um mergulho de garrafa num cenote verdadeiro. Full cave!! Radical!! Caverna, lanternas e cabo guia!! Ele adorou!! Eu preferi ficar no hotel e aproveitar os mimos da galera do La Tortuga!! Um luxo!!
Tem vários passeios legais na Península de Yucatán, mas ficar de pernas para o ar e só relaxar também vale a pena. Essa foi a minha opção, e com certeza, sempre que der vou voltar. Esse pedaço do México é o máximo!! Energia pura!! Amei!!
Um beijo especial para os amigos de Playa, Benjamin, Joanita, Paola, Cecília, Nadia, Daniel e Fidel.
Dicas
Cuidado com a Vingança de Montezuma!! Uma dor de barriga daquelas!! Quase todo mundo pega!! rs

Um comentário:

Se voce já foi para esse lugar deixe suas dicas!!